MEMBROS

NOTA DE FALECIMENTO

Publicado dia 29/07/2019 às 13h26min | Atualizado dia 29/07/2019 às 20h16min
Falecimento da grande cordelista alagoana Maria José de Oliveira, a imortal Mariquinha, Membro Fundador da AALC – Academia Alagoana de Literatura de Cordel.

NOTA DE FALECIMENTO

 

É com imenso pesar que registramos o falecimento da grande cordelista alagoana Maria José de Oliveira, a imortal Mariquinha, Membro Fundador da AALC – Academia Alagoana de Literatura de Cordel. Ela veio a falecer no domingo dia 28 de julho de 2019 e seu sepultamento ocorreu no cemitério do Benedito Bentes às 10h do dia 29 de julho de 2019 na cidade de Maceió. Mariquinha nos deixa aos 58 anos de idade.

Ela praticamente vivia do cordel e para o cordel, exercendo suas atividades diariamente na feirinha da Pajuçara, onde apresentava, recitava e vendia seus cordéis para os turistas que visitavam o local.

O nosso também acadêmico e imortal Marcos Brandão se fez presente ao sepultamento de Mariquinha e como representante da nossa AALC, prestou as últimas e merecidas homenagens à brilhante poetisa!

Nosso também imortal Cicero Manoel também rendeu as suas homenagens ao escrever o belo poema de cordel intitulado “Adeus à Mariquinha”, poema este que transcrevemos à seguir.

 

ADEUS À MARIQUINHA

(Cícero Manoel)

Alagoas se despede 
Nesse início de semana
Da famosa Mariquinha
Cordelista alagoana
Que parte pra outra vida
Porque a morte é insana.

Morre Maria José 
De sobrenome Oliveira,
Uma grande alagoana,
No cordel uma guerreira,
Poetisa popular
Glosadora de primeira.

Mariquinha dedicou 
Sua vida ao cordel,
Na terra ela colocou
Suas rimas no papel
E agora foi chamada
Pra fazer cordel no céu. 

Seus amigos cordelistas
Lamentam a sua morte.
Daqui eu peço a Deus
Que a família conforte.
Mariquinha não morreu
Seu nome está vivo e forte.

Parte uma cordelista
Que escrevia o que via,
Que lutou pelo cordel
Toda noite e todo dia
E vai deixando o seu nome
No mundo da poesia.

Lutemos pelo cordel
Como fez nossa amiguinha.
Vamos levar o cordel
Para toda criancinha,
Pode ser que dessa forma
Nasça outra Mariquinha.

(29 de julho de 2019)

 

Segue a biografia da saudosa Mariquinha:

 

Maria José de Oliveira, a Mariquinha, nasceu a 24 de outubro de 1960. É filha de Lourival de Oliveira e Maria das Dores de Oliveira.

                    A paixão de Mariquinha pelo cordel nasceu na sua infância nas ruas do centro de Maceió ao assistir as duplas de violeiros e repentistas em desafio. “Eu sempre admirei o cordel”, lembra a cordelista, ressaltando que, ainda quando morava na cidade de Coqueiro Seco lia a literatura de cordel para seus avós e para toda a família.

                    Um drama particular, fez com que Mariquinha expressasse a sua dor nas rimas e nas estrofes do cordel. O sonho de ser enfermeira levou a cordelista a ingressar, em 1979, aos dezenove anos, em uma escola de Técnica de Enfermagem, em Maceió. Porém, o que seria a realização de um sonho resultou no começo de outra paixão. Por sofrer de eplepsia, ela foi impedida de continuar o curso e resolveu escrever sua primeira literatura: “A Memória de Uma Ex-Estudante”. Hoje, Mariquinha já conta com 54 histórias em cordel, tendo participado de vários programas de TV a nível nacional como, Programa do Jô, Programa do Faustão, Ana Maria Braga, Fantástico, Programa do Gugu, Fique Alerta, Jornal Nacional, Domingo Espetacular e na novela Cordel Encantado.

                    Mariquinha mora no Bairro do Vergel do Lago e exerce suas atividades de cordelista, ganhando a vida na feirinha da Pajuçara, recitando e vendendo os seus cordéis para os frequentadores da feira, principalmente os turistas.

                    Mariquinha é Membro Fundador da AALC-ACADEMIA ALAGOANA DE LITERATURA DE CORDEL, ocupando a cadeira de nº 8 cujo Patrono é Antonio Alves da Silva.

 

Maceió, 29 de Julho de 2019.

 

Fonte: AALC - ACADEMIA ALAGOANA DE LITERATURA DE CORDEL

Mais Populares

NOTA DE FALECIMENTO

29 de julho de 2019 |   289

CADEIRAS, MEMBROS EFETIVOS E PATRONOS

03 de maio de 2019 |   251

ANIVERSÁRIO DA AALC

05 de maio de 2019 |   225

ÚLTIMAS Notícias

EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE ÁGUA BRANCA

27 de setembro de 2019 às 21:30:50

NOVO CORDEL DE MARCOS BRANDÃO

11 de setembro de 2019 às 22:32:49

NOVO CORDEL DE SILVANO GABRIEL

11 de setembro de 2019 às 14:40:12



Fale Conosco

Praça Dom Pedro II s/n Centro Maceió AL
| |
cordelalagoas@hotmail.com