MEMBROS

ALFONSO DACAL - Dados biográficos

Publicado dia 23/11/2019 às 17h42min
José Alfonso Dacal Mattos Nunes nasceu em 13 de outubro de 1961 na cidade de Rio Largo AL

José Alfonso Dacal Mattos Nunes nasceu em 13 de outubro de 1961 na cidade de Rio Largo, no Estado de Alagoas é profissional do turismo há mais de trinta anos, sua iniciação foi como Guia de turismo, trabalhando em vários segmentos ligados ao setor desde fevereiro de 1982. Foi gerente Comercial e de Receptivo da Transamérica Turismo por muitos anos e atualmente é gerente Comercial da Tropicana Turismo. Ingressou na política, tendo assumido diversos cargos públicos no Estado, foi Chefe de gabinete da prefeitura de Rio Largo, Presidente da EMDESA (Empresa de Desenvolvimento Agroindustrial de Rio Largo), trabalhou na Assembléia Legislativa de Alagoas e foi vereador no período de 1997 a 2000, em sua cidade natal, Rio Largo, Alagoas.

Em Alagoas, Alfonso Dacal, como é conhecido, lançou duas obras literárias: o romance “Zé dos Sonhos”, que foi um grande sucesso de vendas em todo país, e o seu mais recente romance, “O Retorno dos Cangaceiros”. Participou da Antologia da Academia Maceioense de Letras com o conto “A Misteriosa Mulher da Capa Preta”. Tem outras obras na área cultural, é compositor, poeta e lança agora seu primeiro Cordel intitulado “O Encontro de Lampião com Hitler no Inferno”. Possui dotes culinários, foi proprietário de alguns restaurantes, nos quais pôde se aperfeiçoar nas cozinhas brasileira e espanhola, essa última por influência do seu pai.

É membro efetivo da Academia Maceioense de Letras, ocupando a cadeira de Nº 9 e seu patrono é o poeta Alagoano Geraldinho Brasil. É também membro vitalício da Real Academia de Letras de Porto Alegre – RS, ocupando a cadeira de número 151.

Alfonso Dacal possui dupla cidadania: é filho do espanhol Augusto Ramon Dacal Macias e da brasileira Maria Severina Mattos Nunes Dacal. Nasceu numa família de seis irmãos e é pai de seis filhos.

Paralelamente ao lançamento do cordel “O Encontro de Lampião com Hitler no Inferno”, Dacal foi nomeado membro efetivo da AALC – Academia Alagoana de Literatura de Cordel, assumindo a cadeira Nº 24 e seu Patrono é João Melchíades Ferreira da Silva. Sua diplomação aconteceu no dia 07 de novembro de 2019, na IX Bienal Internacional do Livro de Alagoas.

 

Fonte: AALC - ACADEMIA ALAGOANA DE LITERATURA DE CORDEL

Mais Populares

NOTA DE FALECIMENTO

29 de julho de 2019 |   541

REUNIÃO DA AALC COM O IPHAN

22 de novembro de 2019 |   536

ÚLTIMAS Notícias

DECORAÇÃO DA SEDE DA AALC

12 de março de 2020 às 13:08:22

RadiosNet

06 de fevereiro de 2020 às 15:13:29

95 ANOS DO POETA MANOEL ANTÔNIO DOS SANTOS

23 de janeiro de 2020 às 10:10:55



Fale Conosco

Praça Dom Pedro II s/n Centro Maceió AL
| |
cordelalagoas@hotmail.com