MEMBROS

RUY RODRIGUES - DADOS BIOGRÁFICOS

Publicado dia 08/06/2019 às 09h47min
Ruy Rodrigues nasceu em 27 de junho de 1959 no interior do Ceará, na cidade de Iguatu.

                     Ruy Rodrigues nasceu em 27 de junho de 1959 no interior do Ceará, na cidade de Iguatu. É filho mais velho de Heleno Alves Rodrigues e Maria Neuba Paula Rodrigues, artistas populares da música, do circo e do teatro. Ruy teve uma boa parte da sua infância vivida no meio circense.

                     É bancário aposentado desde 2015. Bacharel em Ciências da Administração, com Pós-Graduação em Gestão de Finanças e CPA 20.

                     A veia poética herdou do pai, também músico e poeta popular cordelista, além de ser Seu Heleno um dos grandes artistas populares da sua terra. Então, Ruy, desde cedo iniciou seus trabalhos como músico, poeta e cordelista. Quando jovem, participou de grupos de teatro, nos quais foi autor de algumas peças. Quando participava em grupos de jovens desenvolveu muito seu lado crítico questionador. Por aí muito aconteceu em sua vida artística, sempre produzindo cordéis e poesias, até chegar ao ano de 2000, quando ele estava morando na cidade de Surubim no Pernambuco, ao completar 40 anos lançou o livro "40 anos de Pensamentos e Reflexões ou A Poesia Nossa de Cada Dia" no qual deixou registrados poemas, prosas e cordéis.

                      Alguns cordéis editados: Festa da Canavieira, Arte Popular, O Peso do Nome, A Cruz de Cada Um, Cordel das Maravilhas, Dona Preta Centenária, As Palavras Mágicas,O Rei e a Aranha, entre outros.

                      Participação em diversas palestras sobre Literatura de Cordel, em Escolas da rede privada, estadual e municipal (No Ceará, Pernambuco e Alagoas), recente  Roda de Conversa na UFAL,  com a turma do curso de Artes Cênicas além de ter sido professor de Arte Popular, no projeto de Educação de Adultos na Paróquia de São Pedro na Ponta Verde em Maceió.

                      É membro da AALC – Academia Alagoana de Literatura de Cordel, ocupa a cadeira 18 e seu Patrono é Delarme Monteiro da Silva.

                      Ruy Rodrigues, morando atualmente em Maceió-AL, já escreveu muitos cordéis inspirados na terra Alagoana e tem muitos projetos, um deles é a divulgação de seu trabalho poético através deste blog e de outros meios. Portanto, aproveitem e divulguem, pois essa é a nossa cultura Nordestina.

                      Página na WEB : ruydoceara.blogspot .com

Fonte: AALC - ACADEMIA ALAGOANA DE lITERATURA DE CORDEL

Mais Populares

NOTA DE FALECIMENTO

29 de julho de 2019 |   197

CADEIRAS, MEMBROS EFETIVOS E PATRONOS

03 de maio de 2019 |   174

CICERO MANOEL - DADOS BIOGRÁFICOS

06 de junho de 2019 |   152

ÚLTIMAS Notícias

NOTA DE FALECIMENTO

29 de julho de 2019 às 13:26:39

AALC NA RÁDIO GAZETA

15 de julho de 2019 às 10:50:55

O CAPETA, A PROSTITUTA E A POESIA

08 de julho de 2019 às 11:43:14



Fale Conosco

Praça Dom Pedro II s/n Centro Maceió AL
(82) 98805-2789 | |
cordelalagoas@hotmail.com