MEMBROS

Tony Pessoa

Publicado dia 07/06/2019 às 17h38min
Único filho homem do casal Cícero Vieira Pessoa e Marili da Silva Pessoa, Tony da Silva Pessoa é natural de Palmeira dos Índios Alagoas

                    Único filho homem do casal Cícero Vieira Pessoa e Marili da Silva Pessoa, Tony da Silva Pessoa é natural de Palmeira dos Índios Alagoas, nasceu em 04 de dezembro de 1978. Até os cinco anos de idade viveu com seus pais e duas irmãs no Povoado Buenos Aires, Zona Rural de Palmeira dos Índios. Após a separação de seus pais aos cinco anos de idade, Tony Pessoa com suas irmãs e sua mãe começou a passar por dificuldades financeiras indo morar na casa de seus avós maternos; depois de algum tempo sua mãe começa a viver como lavadeira de roupas para ajudar nas despesas da casa. Enquanto suas duas irmãs iam estudar, Tony Pessoa abandonava os estudos para acompanhar seu tio no trabalho de corte de cana de açúcar nas usinas durante a semana; aos sábados ia vender picolé na feira da cidade, o que ganhava se muito desse para comprar era um quilo de fubá e um de macarrão, mas voltava satisfeito para casa.

                    Hoje é funcionário público Municipal da Prefeitura de Palmeira dos Índios, desde 2011. Formado em Letras Português pela Universidade Aberta do Brasil - UAB / IFAL - polo Palmeira dos Índios. Pós Graduado em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura, e Pós Graduado em Educação de Jovens e Adultos-EJA, pela Faculdade de Ensino Regional Alternativa - FERA. Foi aluno especial do mestrado na Faculdade de Letras-Fale/Universidade Federal de Alagoas-Ufal / Maceió-Alagoas, entre março a junho de 2018.

                    Em 23 de abril 2018 toma posse como membro da AALC - Academia Alagoana de Literatura de Cordel, ocupando a cadeira nº 13, tendo como Patrono Silvino Pirauá de Lima. É autor de vários poemas de cordel. Mestre Graça; Museu Xucurus de Palmeira dos Índios; Palmeira dos Indios-Enaltecendo sua História; Zé Tatá-O Cabra que Defecou em Pé; A Desilusão do Cachorro Rabo Fino; O Cantar de uma Criança; A Flor do Mandacaru; A Fuga da Asa Branca; Honestidade - Virtude Esquecida; Hta de Fio Dental; Museu Xucurus - A Lenda (Um pouco de tudo e muito do nada); O Gari, quem foi, quem é, quem será?; Sobre a Cama da Baleia; Frei Damião de Bozano - O Santo Nordestino; O eletricista Trapalhão; Conquistando Madalena; A desilusão de Fortunato vendo o sol nascer quadrado; A Majestade Sábia; Assombrando a Sogra; Discussão de Vizinho. Até o momento tem ministrado Palestras em Escolas Municipais e Estaduais sobre a literatura de cordel; trabalho voluntário de incentivo a leitura.

                    Atualmente Tony Pessoa está casado com sua primeira esposa, tem um filho e reside em Palmeira dos Índios.

Fonte: AALC - ACADEMIA ALAGOANA DE lITERATURA DE CORDEL

Mais Populares

NOTA DE FALECIMENTO

29 de julho de 2019 |   198

CADEIRAS, MEMBROS EFETIVOS E PATRONOS

03 de maio de 2019 |   174

CICERO MANOEL - DADOS BIOGRÁFICOS

06 de junho de 2019 |   152

ÚLTIMAS Notícias

NOTA DE FALECIMENTO

29 de julho de 2019 às 13:26:39

AALC NA RÁDIO GAZETA

15 de julho de 2019 às 10:50:55

O CAPETA, A PROSTITUTA E A POESIA

08 de julho de 2019 às 11:43:14



Fale Conosco

Praça Dom Pedro II s/n Centro Maceió AL
(82) 98805-2789 | |
cordelalagoas@hotmail.com