MEMBROS

MANOEL ANTONIO DOS SANTOS - DADOS BIOGRÁFICOS

Publicado dia 07/06/2019 às 11h32min
Manoel Antonio dos Santos nasceu aos 17 de janeiro de 1925 no Sítio Lagoa do Capim, Município de Palmeira dos Índios AL.

                    Manoel Antonio dos Santos nasceu aos 17 de janeiro de 1925 no Sítio Lagoa do Capim, Município de Palmeira dos Índios AL. Filho de José Antonio dos Santos e Izabel Maria da Conceição. É ex. Presidente do Centro Social São Francisco de Assis do Paraíso do Horto e atual Presidente do Conselho fiscal do mesmo Centro. Cordelista, membro da Associação dos Violeiros e Trovadores de Alagoas - AVTA, Manoel Antônio começou como embolador, influenciado pelo pai que era poeta e cantador de coco de embolada. Tocou pífano numa banda formada por seu pai, em Palmeira dos Índios. Começou a escrever seus versos de cordel em 1972 para participar da festa da Congregação Mariana e também para os Vicentinos. Em 1988, escreve a ladainha para São João Batista e o hino da paróquia do mesmo nome e de Santa Isabel, na Chã da Jaqueira, publicados em 2007 no livro em homenagem aos 10 anos da Paróquia. Participou de diversas coletâneas locais e nacionais, em 2003 foi contemplado com o 6º lugar na categoria Poema/Melhor Idade, na 2ª edição do Prêmio Arnon de Mello de Literatura, com a poesia Meio Ambiente Poesia I, paginas 77 e 78 da publicação. Em dezembro de 1972, Manoel Antonio é diplomado em Datilografia, curso que ele afirma ter sido de suma importância em sua carreira como escritor, pois foi a partir desse curso que ele veio a se dedicar às letras. Em 2002, participou do Concurso Banco Real de Talentos da Maturidade, quando foi diplomado na categoria Literatura. Em 2011 participou do curso ”Capacitação de Lideranças Comunitárias” da Eletrobrás em parceria com a FAMECAL – Federação das Associações de Moradores e Entidades Comunitárias de Alagoas. É o orador oficial SAMEJA – Sociedade de Assistência ao menor Jaqueirense.

                    Hoje está aposentado como funcionário público no cargo de Auxiliar de Enfermagem e continua escrevendo suas poesias.

                    Manoel Antonio tem seis títulos de cordel publicados. São eles: Juventude e a Velhice; Homenagem aos Duzentos Anos de Emancipação Política do Estado de Alagoas; Avenida da Paz; Homenagem Póstuma ao Professor Pedro Teixeira de Vasconcelos; Fatos e Notícias de São Miguel dos Campos; A Minha Igreja Católica.

                    Manoel Antonio dos Santos é Membro Efetivo da AALC – ACADEMIA ALAGOANA DE LITERATURA DE CORDEL, ocupando a cadeira de nº 06 cujo Patrono é Raul Vicente de Queiroz e faz parte do Conselho Fiscal da Entidade.

Fonte: AALC - ACADEMIA ALAGOANA DE lITERATURA DE CORDEL

Mais Populares

NOTA DE FALECIMENTO

29 de julho de 2019 |   289

CADEIRAS, MEMBROS EFETIVOS E PATRONOS

03 de maio de 2019 |   252

ANIVERSÁRIO DA AALC

05 de maio de 2019 |   225

ÚLTIMAS Notícias

EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE ÁGUA BRANCA

27 de setembro de 2019 às 21:30:50

NOVO CORDEL DE MARCOS BRANDÃO

11 de setembro de 2019 às 22:32:49

NOVO CORDEL DE SILVANO GABRIEL

11 de setembro de 2019 às 14:40:12



Fale Conosco

Praça Dom Pedro II s/n Centro Maceió AL
| |
cordelalagoas@hotmail.com