MEMBROS

LUIZ NATIVIDADE - DADOS BIOGRÁFICOS

Publicado dia 07/06/2019 às 17h29min
Jose Luiz Natividade Costa é natural de Junqueiro, Alagoas, nascido em 07 de maio de 1961.

                    Jose Luiz Natividade Costa é natural de Junqueiro, Alagoas, nascido em 07 de maio de 1961. É filho de Benício Natividade Costa e Maria Edite Costa. Foi para o Estado da Bahia para estudar e por lá ficou. Foi batizado e registrado como Jose Luiz Costa, depois entrou na justiça para retificação de documentos, solicitando o sobrenome da família NATIVIDADE, que seu pai, por falta de instrução, não colocou na certidão de nascimento. Teve uma infância feliz no Sítio Vazia de Cima, onde morou até os seis anos de idade, vendo as festas populares como Guerreiro, Diana, Chegança e Reisado. Depois, seu pai tranferiu a família para a cidade de Junqueiro em 1966. Aprendeu com o tio a fazer suas primeiras cordas de palha de coqueiro e colher de pau. Passava suas tardes na carpintaria do Mestre Manoel Marques, homem de inteligência brilhante, mestre de obras, carpinteiro e incentivador da cultura popular na cidade. Cresceu vendo sua mãe riscando, desenhando, costurando e bordando roupinhas de bebê. Isso contribuiu para sua formação de desenhista.

                    Iniciou seus estudos na cidade de Junqueiro. ABC na Escola Rural; Depois no Padre Aurélio Goes e a seguir no Ginásio Nossa Senhora Divina Pastora.

                    Em 1980 muda-se para Salvador, onde completou seus estudos. Formado em Artes Plásticas pela UFBA (Universidade Federal da Bahia), Escola de Belas Artes em 1993. Realizou mais de 70 exposições nos seus 35 anos de arte.  Completou no ano de 2017 uma quantidade de matrizes, num total de 1.080, tem 30 das suas xilogravuras nos selos dos Correios. Sua primeira xilogravura foi na cidade de Castro Alves BA em 1985 a convite do artista plástico Balbino Azevedo; a segunda, na sua cidade natal, Junqueiro em 1985. Idealizador do Projeto Natividade de Xilogravura levando essa arte milenar aos quatro cantos do Brasil. Realizou seu sonho de expor suas xilogravuras no Bicentenário de Alagoas, em Maceió, ministrando cursos, oficinas e palestras sobre xilogravuras. Tornou-se empreendedor individual em 2010 com xilogravura e cordel, trazendo a Mini Literatura de Cordel e o manual de xilogravura. Poeta, desenhista, pintor, xilogravador e escritor, já escreveu 23 títulos de cordel, Marieta que eu vi viver, O homem da Mesa, Manual de Xilogravura – Uma Ideia feita à Mão, O Orgulhoso que Tropeçou na Sorte, O Mendigo que Virou Senador, Junqueiro Minha Vida, O Centenário da Divina Pastora, As Atividades da Natureza e Suas Poetizadas Belas, Cordel da Xilogravura, Prafrentemente Capital do Cacau São Jorge dos Ilhéus, Salvador Capital do Amor a Terra da Alegria e do Acarajé e vários outros. Mantém o Blog www.natividadexilo.blogspot.com, onde divulga seus trabalhos.

                     É membro da AALC – Academia Alagoana de Literatura de Cordel, ocupa a cadeira nº 12 seu Patrono é Luiz da Costa Pinheiro.

Fonte: AALC - ACADEMIA ALAGOANA DE lITERATURA DE CORDEL

Mais Populares

NOTA DE FALECIMENTO

29 de julho de 2019 |   288

CADEIRAS, MEMBROS EFETIVOS E PATRONOS

03 de maio de 2019 |   251

ANIVERSÁRIO DA AALC

05 de maio de 2019 |   225

ÚLTIMAS Notícias

EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE ÁGUA BRANCA

27 de setembro de 2019 às 21:30:50

NOVO CORDEL DE MARCOS BRANDÃO

11 de setembro de 2019 às 22:32:49

NOVO CORDEL DE SILVANO GABRIEL

11 de setembro de 2019 às 14:40:12



Fale Conosco

Praça Dom Pedro II s/n Centro Maceió AL
| |
cordelalagoas@hotmail.com