AALC

AALC NA BIENAL DO LIVRO DE ALAGOAS 2019

Publicado dia 17/11/2019 às 12h01min | Atualizado dia 17/11/2019 às 20h23min
A AALC marcou presença na Bienal de Alagoas 2019

AALC NA BIENAL DO LIVRO DE ALAGOAS 2019

 

                  Foi um evento grandioso! Como também foi grandiosa a participação da AALC – ACADEMIA ALAGOANA DE LITERATURA DE CORDEL na IX Bienal Internacional do Livro de Alagoas, que aconteceu no bairro histórico do Jaraguá do dia 01 ao dia 10 de novembro de 2019. Nossa Academia se fez presente com um estande no espaço do SESC – Serviço Social do Comércio, que ficou situado no prédio do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Nesse espaço, tivemos vendagem de cordéis, recitais, diplomação de novos membros, lançamento de cordéis de vários dos nossos acadêmicos e também comemoramos os dois anos de existência da nossa entidade, que foi fundada no dia 30 de setembro de 2017 na Bienal anterior.

             Já no espaço da SECULT – Secretaria da Cultura, que ficou situado no prédio do MISA – Museu da Imagem e do Som de Alagoas, tivemos participação em dois dias, com recitais e lançamento de cordel.

            Em matéria de vendagem de cordéis, a Bienal não foi das melhores, devido a localização. No entanto, nossa Academia cresceu muito em reconhecimento, não só pelo público em geral como também pelas entidades envolvidas direta ou indiretamente conosco.

               Essa foi a nossa primeira parceria com o SESC, onde tivemos o apoio total e irrestrito do Guilherme Ramos, o homem que mais batalha pela literatura no nosso Estado. Guilherme e o SESC nos deixaram as portas abertas para firmarmos novas parcerias em um futuro próximo.

          Fomos procurados por  Clair Junior, Consultor IPHAN/UNESCO que veio de Brasília para apoiar na realização de ações de salvaguarda da Literatura de Cordel, bem reconhecido como Patrimônio Cultural Brasileiro, em Alagoas. Temos reunião marcada com Clair para o dia 22/11/19 às 15h na nossa sede, a fim de discutirmos as diretrizes que devemos tomar em parceria com o órgão para o ano de 2020.

               Também fomos procurados por um pessoal da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, uma das mais fortes da região Nordeste, visto que possui em seu quadro, cordelistas de três Estados: Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Eles pretendem promover um encontro de 15 de seus membros, com os cordelistas da nossa Academia, aqui em nossa terra.

                Recebemos a visita e firmamos uma ótima parceria com a bibliotecária Telma Maria da Conceição, ela que tem feito a catalogação na fonte de diversos cordéis dos nossos acadêmicos.

               Queremos agradecer a Telma, Guilherme, Clair e aos acadêmicos que se fizeram presentes! São eles: Alexandra Lacerda, Ruy Rodrigues, Luciene Albuquerque, Silvano Gabriel, Cicero Manoel, Jorge Calheiros, Damião Barros, Alfonso Dacal, Reginaldo Medeiros, Marcos Brandão, Poeta Pedão Show, Manoel Antonio dos Santos

          Enfim, como entidade, crescemos muito durante o advento da Bienal, ganhamos bastante visibilidade e já podemos vislumbrar um futuro grandioso para nossa AALC.

 

                            Ciro Veras

                   Presidente da AALC

Fonte: AALC - ACADEMIA ALAGOANA DE LITERATURA DE CORDEL

Mais Populares

NOTA DE FALECIMENTO

29 de julho de 2019 |   541

REUNIÃO DA AALC COM O IPHAN

22 de novembro de 2019 |   536

ÚLTIMAS Notícias

DECORAÇÃO DA SEDE DA AALC

12 de março de 2020 às 13:08:22

RadiosNet

06 de fevereiro de 2020 às 15:13:29

95 ANOS DO POETA MANOEL ANTÔNIO DOS SANTOS

23 de janeiro de 2020 às 10:10:55



Fale Conosco

Praça Dom Pedro II s/n Centro Maceió AL
| |
cordelalagoas@hotmail.com