AALC

NOVO MEMBRO EFETIVO DA AALC

Publicado dia 03/09/2019 às 11h45min | Atualizado dia 03/09/2019 às 11h52min
Em 25 de Março de 2019, o poeta cordelista José Reginaldo Medeiros, da cidade de Água Branca AL, assume a cadeira nº21 da AALC

NOVO MEMBRO EFETIVO DA AALC 

Em 25 de Março de 2019, o poeta cordelista José Reginaldo Medeiros, da cidade de Água Branca AL,  assume a cadeira nº21 da AALC - ACADEMIA ALAGOANA DE LITERATURA DE CORDEL, cujo patrono é Manoel Camilo dos Santos. Seja muito bem vindo Reginaldo!

 

 José Reginaldo Medeiros, nasceu em Água Branca, alto Sertão de Alagoas. É o sexto filho dentre oito que seus pais José Cavalcante Medeiros e Maria Rita da Conceição Medeiros conceberam. Graduado em Licenciatura em Biologia,pela Faculdade de Tecnologia e Ciência EaD e com Pós Graduação em Uso das Mídias na Educação, pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), atualmente exerce a função de professor, na área da Biologia, com a prática do magistério na Escola Estadual Monsenhor Sebastião Alves Bezerra, na sua cidade de origem. Atua também no serviço público administrativo municipal onde realiza atividades desde do ano 2000. Iniciou sua carreira de docente na Escola Estadual de Pariconha no ano de 2006, cidade vizinha a Água Branca, no ensino primário, logo passou a lecionar nos ensinos fundamental e médio da mesma escola. Seu gosto por literatura vai desde gibis à literatura mundial. Quando criança tinha gosto pela escrita de Maurício de Souza e devido ao seu vasto gosto pela leitura obteve conhecimento da Literatura Clássica Regional, como: Graciliano Ramos, Raquel de Queiroz, Ledo Ivo, Arriete Vilela, etc., e da Literatura Nacional, como: José de Alencar, Machado de Assis, entre outros, e, como antes mencionado, da literatura Mundial, como: Vitor Hugo e Eça de Queiroz.

          Admirador dos grandes nomes da cultura brasileira tem conhecimento das histórias de vida de Luiz Gonzaga, Jacson do Pandeiro, Raul Seixas, Patativa do Assaré, entre outros que influenciaram para a formação de sua personalidade. Além disso, seus traços culturais se deram a momentos de convivência com seu pai “Zé Medeiros” onde ambos paravam em momento de descanso e lazer para ouvir muitas músicas boas. Assim, relatado brevemente, foi que adquiriu bagagem e conhecimento durante a vida, o que impulsionou sua recente carreira como Cordelista para semear histórias em forma de rimas.

          Como escritor de Cordel, começou há pouco tempo, para ser mais exato no dia 04 de novembro de 2018, escrevendo um poema em estilo quadra intitulado “Uma linda história de amor”, sendo que em menos de quarenta e oito horas o esboço do cordel já estava pronto, desconsiderando erros básicos. Desde então não parou mais de escrever e fazer rimas, em pequeno intervalo de escrita encarregou-se de mudar do estilo de quadra e passou a escrever, como um bom cordelista, em sextilhas. Incrivelmente esta grande onda de satisfação, de vontade e de desejo de escrever rimando, preenche seus espaços de tempo de uma forma voraz e em aproximadamente um mês já tinha escrito mais de vinte poemas de cordéis, mostrando com isso sua vontade enrustida de adentrar no mundo mágico que é o fascinante mundo do Cordel.

          É membro efetivo da AALC - Academia Alagoana de Literatura de Cordel, ocupando a cadeira 21, cujo patrono é Manoel Camilo dos Santos. É autor dos cordéis “O Barão de Água Branca e seu Palacete em Ruínas”, “Rimando Com a Banda Santa Cecília” e “As Trilhas de Água Branca”.

Fonte: AALC - ACADEMIA ALAGOANA DE LITERATURA DE CORDEL

Mais Populares

NOTA DE FALECIMENTO

29 de julho de 2019 |   250

CADEIRAS, MEMBROS EFETIVOS E PATRONOS

03 de maio de 2019 |   210

CICERO MANOEL - DADOS BIOGRÁFICOS

06 de junho de 2019 |   181

ÚLTIMAS Notícias

NOVO CORDEL DE MARCOS BRANDÃO

11 de setembro de 2019 às 22:32:49

NOVO CORDEL DE SILVANO GABRIEL

11 de setembro de 2019 às 14:40:12

CORDÉIS DE LUCIENE ALBUQUERQUE

07 de setembro de 2019 às 22:12:53



Fale Conosco

Praça Dom Pedro II s/n Centro Maceió AL
| |
cordelalagoas@hotmail.com