EVENTOS

FUNDAÇÃO DA AALC

Publicado dia 03/05/2019 às 10h04min | Atualizado dia 01/06/2019 às 10h39min
Fundação da Academia Alagoana de Literatura de Cordel durante a VIII Bienal Internacional do Livro de Alagoas em 30 de Setembro de 2017.

          A fundação da AALC - ACADEMIA ALAGOANA DE LITERATURA DE CORDEL, acontecida no dia 30 de novembro de 2017, foi um marco para a história do cordel alagoano. Com o objetivo principal de reunir em uma organização os cordelistas de todas as partes do estado, o evento se deu durante a VIII Bienal Internacional do Livro de Alagoas, no estande da SECULT - Secretaria de Estado da Cultura/Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos.

          A AALC - ACADEMIA ALAGOANA DE LITERATURA DE CORDEL surgiu da vontade de alguns cordelistas de se organizarem em uma entidade que os representasse. Promoveram uma primeira reunião em maio de 2017 na Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, para os primeiros entendimentos, se iriam montar uma Associação ou uma Academia de Cordel. Então, numa segunda reunião no mesmo local, decidiram por uma Academia.

 

          Membros fundadores por ordem alfabética: Alexandra Lacerda, Cicero Manoel, Ciro Veras, Cristovão Augusto, Jorge Calheiros, Manoel Antonio dos Santos, Maria José de Oliveira (Mariquinha).

 

          Sendo assim, a AALC - ACADEMIA ALAGOANA DE LITERATURA DE CORDEL foi fundada no dia 30 de setembro de 2017 durante a realização da VIII Bienal Internacional do Livro de Alagoas, no Centro de Convenções Ruth Cardoso, Bairro do Jaraguá, Maceió.

 

          Objetivos da AALC: trabalhar para que o cordel de Alagoas mantenha-se fiel às regras do cordel brasileiro, que desde o tempo de Leandro Gomes de Barros, um dos seus pioneiros, assim permanece. Pesquisar e difundir a literatura de cordel do Estado de Alagoas e outras localidades; promover cursos, concursos, oficinas, palestras, seminários; manter intercâmbio com outras entidades voltadas à cultura, privadas e públicas; levar a literatura de cordel às escolas do Estado; promover o aperfeiçoamento dos textos e qualidade visual das obras dos seus membros; auxiliar os cordelistas do Estado de Alagoas junto aos livreiros, às gráficas, editoras, distribuidores, etc.; conceder títulos, prêmios e honrarias.

 

          A AALC congrega cordelistas nascidos no Estado de Alagoas e aqueles que, nascidos em outras localidades, aqui exerçam suas atividades literárias.

Fonte: AALC - ACADEMIA ALAGOANA DE lITERATURA DE CORDEL

Mais Populares

NOTA DE FALECIMENTO

29 de julho de 2019 |   289

CADEIRAS, MEMBROS EFETIVOS E PATRONOS

03 de maio de 2019 |   251

ANIVERSÁRIO DA AALC

05 de maio de 2019 |   225

ÚLTIMAS Notícias

EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE ÁGUA BRANCA

27 de setembro de 2019 às 21:30:50

NOVO CORDEL DE MARCOS BRANDÃO

11 de setembro de 2019 às 22:32:49

NOVO CORDEL DE SILVANO GABRIEL

11 de setembro de 2019 às 14:40:12



Fale Conosco

Praça Dom Pedro II s/n Centro Maceió AL
| |
cordelalagoas@hotmail.com